O resultado positivo de novembro foi surpreendente. Dados da economia norte-americana vieram mais baixos (inflação e emprego), aliados ao discurso mais brando do Banco Central dos Estados Unidos, o que levou o mercado a antecipar a precificação de cortes de juros. Com isso observou-se redução da taxa dos títulos do tesouro americano e aumento no índice da bolsa.
Esse acontecimento nos Estados Unidos contribuiu para a redução das taxas dos títulos públicos brasileiros, o que foi positivo para a carteira dos planos previdenciários administrados pela Capital Prev. A expectativa é de que o Banco Central brasileiro mantenha a continuidade da queda dos juros, conforme sinalizado em seus comunicados. Esse cenário benigno e a entrada de recursos estrangeiros na bolsa brasileira ocasionou a maior alta mensal do índice nos últimos 3 anos.
Assim, o plano de Benefício Definido apresentou rentabilidade de 2,26% no mês, superior à meta de 0,56%, e com retorno anual de 17,72%. O plano II, cuja meta do mês foi de 0,44%, obteve rentabilidade de 1,67% e somou, no acumulado do ano, retorno de 14,39%. No mês, todos os segmentos apresentaram rentabilidades positivas, com destaque para a renda variável e para a renda fixa.
A seguir, confira a composição da carteira dos planos administrados pela Capital Prev, por segmento.
Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de novembro/2023 foram de 0,7607%. Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.
Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.