CAPITALPREV

Nossa História

Ao longo dos anos, a fundação tornou-se uma das mais importantes políticas de Recursos Humanos oferecidas pela Cesan aos seus empregados.   Hoje, são muitos os fatos que constatam o sucesso que é a Fundação.     Confira alguns destaques, a seguir:

Em 20 de setembro de 1994, a criação da FAECES foi aprovada na negociação coletiva 94/95 e no dia 28 de dezembro do mesmo ano, a então Secretaria de Previdência Complementar, aprovou o estatuto e o regulamento do plano de benefício definido, mas foi em 25 de abril de 1995 que a Fundação iniciou oficialmente suas atividades, tendo como objetivo principal a suplementação de aposentadoria aos empregados da Cesan. Em dezembro daquele ano, o índice de adesão ao Plano de Benefício Definido (BD) foi de 99,61%.

A partir de janeiro de 1997, a FAECES também passou a operar o Plano de Assistência à Saúde FAECES – PLASS. Em setembro do mesmo ano, foram aprovados os critérios e procedimentos para a concessão de empréstimos aos participantes da Fundação.

Em novembro de 2005, a então Secretaria de Previdência Complementar – SPC, hoje Previc, aprovou o Plano de Benefícios II, na modalidade de Contribuição Variável. Com isso, o Plano BD foi fechado para novas adesões.

Já em 2011, a FAECES transformou a sua comunicação, instituindo novos canais de informação e relacionamento que refletiram o interesse da Fundação em transmitir, com clareza e transparência, os resultados de cada ação da Diretoria e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.

Em janeiro de 2013, o presidente da FAECES, Luiz Carlos Cotta, assumiu uma Diretoria da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – Abrapp, Regional Sudeste. Isso representou a conquista de um espaço a nível nacional, que demonstrou o reconhecimento da FAECES pelos fundos associados à ABRAPP, em função da correta gestão implementada pela Entidade.

Ainda naquele ano, a Fundação disponibilizou uma área restrita em seu site da internet, para facilitar o acesso à informação sobre saldos de reserva, empréstimos, contracheques e outros temas de interesse dos participantes e assistidos.

Já em 2017, a FAECES ampliou ainda mais a oferta de assistência à saúde através da implantação do Plano de Saúde Viva+, com a cobertura de serviços de assistência médica ambulatorial, hospitalar com obstetrícia e odontológica, de acordo com o rol de procedimentos editado pela Agência Nacional de Saúde – ANS.

Em 2020, completaremos 25 anos de existência, na expectativa de implementar um novo plano de benefícios, o PLANO FAMÍLIA, e promover, cada vez mais, tranquilidade e segurança para os empregados da Cesan e seus dependentes.

Em 2022, mudamos a razão social da FAECES – Fundação Assistencial dos Empregados da Cesan para Capital Prev – Fundação Capital Previdência e Saúde.  A mudança de nome foi necessária para adequação à nova realidade da Fundação, que possibilitou ofertar planos de benefícios previdenciários e de saúde para outros públicos, além dos empregados da Cesan e seus familiares.

Estrutura Organizacional

Conselho Deliberativo
É o órgão de deliberação e orientação superior da FAECES, cabendo-lhe fixar os objetivos e políticas previdenciais. Sua ação se exerce pelo estabelecimento de diretrizes fundamentais e normas gerais de organização, operação e administração.

Conselho Fiscal
É o órgão de controle interno da Entidade, responsável pela sua fiscalização, cabendo-lhe zelar pela sua gestão econômico-financeira e pelo cumprimento das disposições estatutárias, normas e legislações.

Diretoria-Executiva
É o colegiado responsável pela administração da Fundação, em conformidade com as políticas e diretrizes definidas pelo Conselho Deliberativo, devendo controlar e fiscalizar todas as atividades de seus agentes e representantes, elaborando normas para garantir o funcionamento da Entidade.

Estatuto

A Previc aprovou (consulte aqui a Portaria) as alterações propostas no Estatuto da FAECES para que a Fundação passe a se chamar Capital Prev – Fundação Capital Previdência e Saúde e possa oferecer previdência complementar para um público mais amplo. Conheça os principais ajustes no documento:

  •  Art. 1º – Alteração do nome da Entidade para Capital Prev;
  •  Art. 8º; Art. 13; e Art. 14 – Inclusão de instituidores e entes públicos como patrocinadores no roll de membros da Fundação;
  •  Art. 35; Art. 36; e Art. 37 – Exclusão dos artigos por ser a competência e responsabilidades específicas de cada diretor tratada no Regimento Interno;
  •  Art. 43 – Redução de um membro da comissão eleitoral devido a cooperativa ter deixado de existir.

Quem é nosso participante poderá verificar essas e outras alterações no “Quadro Resumo”, já disponível na Área Restrita, dentro do menu “Documentos”. Além disso, não há motivo para preocupação: as mudanças não implicarão em perdas de quaisquer direitos já adquiridos!

Clique abaixo para acessar o documento, na íntegra.

capa-estatuto

O Código de Conduta e Ética contem um conjunto de valores, princípios e condutas que pauta as atividades e os relacionamentos na Fundação, direciona e harmoniza as posturas individuais e coletivas através dos princípios éticos da verdade, honestidade, legalidade, transparência, lealdade, confiança, integridade, respeito e confidencialidade.

Comitê de Conduta e Ética

  • Millena Plaster Benevides Freitas
    Membro representante do Conselho Deliberativo
  • Stênio Santos Sales
    Membro representante do Conselho Fiscal
  • Andre Barbosa Barreto Duarte
    Membro representante da Diretoria Executiva
  • Eliana Caron Del Piero Pereira
    Membro representante dos empregados

Clique abaixo para acessar o documento, na íntegra.

Fale com o Encarregado de Dados

O Encarregado de Dados tem como atividades aceitar reclamações e comunicações dos titulares, prestar esclarecimentos e adotar providências, receber comunicações da autoridde nacional e adotar providências e orientar os empregados e os contratados da entidade a respeito das práticas a serem tomadas em relação a proteção de dados pessoais.

Se você tem alguma dúvida, reclamação ou comunicação sobre os dados pessoais utilizados pela Fundação, entre em contato com o nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais:

Encarregado: Jaqueline Sarcinelli Vervloet Zipinotti
E-mail: encarregado.lgpd@faeces.com.br
Telefone: (27) 2122-3910.

Leia Também :

Luiz Carlos Cotta

Diretor Presidente

Luiz Carlos Cotta foi empregado da CESAN no período de 1977 a 2016, onde ocupou funções de chefe de Seção, Divisão, Gerente de Recursos Humanos, Assessor de Relações Trabalhistas e Diretor Administrativo e Financeiro. Atuou como Conselheiro e atualmente é Diretor da Regional Sudeste da Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar – ABRAPP, é também Diretor Vice-Presidente da Universidade Corporativa da Previdência Complementar – UniAbrapp. Graduado em Administração, com MBA em Previdência Complementar pela UFRJ e Gestão Empresarial pela FGV, possui ainda recertificação com ênfase em investimentos pelo ICSS. Em 1996 foi eleito e posteriormente indicado Diretor de Administração e Finanças da FAECES e atua desde 2012 na função de Diretor Presidente.

Ana Cristina Munhós de Souza

Diretora de Seguridade

Ana Cristina Munhós de Souza foi empregada da CESAN atuando por cerca de 17 anos como Assessora/Coordenadora Jurídica e também foi Titular de Gabinete da Presidência e Assessora da Diretoria de Administração e Finanças. Desligou-se da empresa em fevereiro de 2017. Desde 1995 atuou como Conselheira da FAECES, tanto no Conselho Fiscal como no Deliberativo, sendo os seus dois últimos mandatos como membro do Conselho Deliberativo, no período de 26/04/2011 a 25/04/2015 e de 26/04/2015 a 07/02/2017. É Bacharel em Direito pela Faculdade de Direto de Colatina, com pós-graduação em Direitos Difusos e Coletivos pela UNAMA. Também é pós-graduada pela EMES – Escola da Magistratura Estadual do ES e possui Curso de Extensão na Escola do Ministério Público Estadual do ES e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Andre Barbosa Barreto Duarte

Diretor Administrativo e Financeiro

Andre Barbosa Barreto Duarte, antes de ser empregado da CESAN, foi Analista de Controladoria da AFECC – Hospital Santa Rita de Cássia. Na CESAN desde 2006, trabalhou principalmente na Assessoria de Auditoria Interna e Coordenadoria de Controle, Transparência e Ouvidoria. Atuou como Conselheiro Fiscal da FAECES de 2011 a 2015 e como Conselheiro Deliberativo no período de 26/04/2015 a 06/02/2017. É graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com MBA Executivo em Controladoria e Finanças pela FUCAPE e em Gestão Empresarial pela FGV. Possui Certificação pelo ICSS.

Conselho Deliberativo

Efetivos

  • Luciana Miranda Soares Garcia
  • Romeu Souza Nascimento Júnior
  • Millena Plaster Benevides Freitas
  • Reginaldo José de Castro

Suplentes

  • Sérgio Henrique Vieira Rabello
  • Jouze F. Wander Haeyden Lentini
  • vago
  • vago

Conselho Fiscal

Efetivos

  • Tiago Siqueira da Silva
  • Stênio Santos Sales
  • Hélio de Sousa
  • Edmar José Zorzal

Suplentes

  • Ana Maria Gusmão Lyra Silveira
  • Karla Ponzo Vaccari
  • Adivalti Antonio Nunes Loureiro
  • vago

Nossa Equipe

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PRESIDÊNCIA

Luiz Carlos Cotta (Diretor-Presidente)

Luciana Bellucio (Secretária)
Jaqueline Sarcinelli Vervloet Zipinotti (Auditora)

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DIRETORIA DE SEGURIDADE

Ana Cristina Munhós de Souza (Diretora)

Seguridade:
Vanessa Domingos dos Santos

Assistencial:
Sara Dias Samora Melo
Renata Muniz Paixão Rufino
Patrícia Lobato Pereira
Jane Mara Santanna
Sharon Djenane Lobo
Christian Pedro Pessotti
Tatiana Teixeira

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DIRETORIA ADM. E FINANCEIRA

Andre Barbosa Barreto Duarte (Diretor)

Contabilidade, Financeiro e Investimentos:
Célio Ramos Lopes
Regeslane Cândida Caitano
Leilane Freire de Souza
Maria Cândida Gomes

Empréstimos e Contratos:
Eliana Caron Del Piero Pereira

Tecnologia da Informação:
Thiago Lima Siqueira
Alexandre da Silva Oliveira

Participantes e Assistidos

Em Abril de 2022, a Capital Prev contava com:

0
Participantes
0
Assistidos

Veja no quadro a seguir o número de participantes e assistidos por Plano de Benefícios:

Patrimônio

Evolução Patrimonial do Plano de Benefício Definido

Evolução Patrimonial do Plano de Benefícios II

Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo

A Fundação elaborou uma Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, com o objetivo de atender a legislação vigente e estabelecer as principais diretrizes da Entidade na prevenção e combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.