Rentabilidade anual dos planos de benefícios em Outubro de 2023

Outubro foi muito volátil e marcado pelas tensões geopolíticas do confronte entre Israel e Hamas. A alta dos títulos do tesouro americanos impactou novamente os títulos públicos brasileiros, que subiram. No Brasil a questão fiscal também trouxe grande volatilidade, com a possibilidade de o governo não buscar o objetivo de déficit zero em 2024. Esses cenários influenciaram também a renda variável, que fechou com retorno negativo.

Nesse contexto, os planos previdenciários administrados pela Capital Prev apresentaram no mês as seguintes performances: Plano BD obteve rentabilidade de -0,39%, abaixo da meta de 0,58% e com 15,13% acumulado no ano; Plano II obteve rentabilidade de 0,06%, abaixo da meta de 0,46% e com retorno anual de 12,51%.

No mês, os segmentos renda variável e estruturados apresentaram rentabilidades negativas. Os demais segmentos apresentaram rentabilidades positivas, mas não foram suficientes para que os retornos dos planos superassem as suas metas atuariais.

A seguir, confira a composição da carteira dos planos administrados pela Capital Prev, por segmento.

TAXA DE JUROS – EMPRÉSTIMO

Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de outubro/2023 foram de 0,8513%.     Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.

Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.