Rentabilidade anual dos planos de benefícios em junho de 2025

Em junho e no acumulado de 2025 (respectivamente), as performances dos investimentos dos planos previdenciários administrados pela Capital Prev foram as seguintes:

  • Plano de Benefício Definido – rentabilidade líquida de 0,65%, contra a meta de 0,66% | rentabilidade líquida de 6,52%, acima da meta de 5,75%; e
  • Plano de Benefícios II – rentabilidade líquida de 0,78%, superior à meta de 0,57% | rentabilidade líquida de 6,55%, superior à meta de 5,22%.

A exemplo do mês anterior, a volatilidade se manteve elevada no mercado financeiro, principalmente em função do modelo de gestão adotado pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, de imposição de “tarifaço” para os países que exportam para os Estados Unidos, assim como a permanência dos conflitos internacionais — o que continuou contribuindo para incertezas em relação ao cenário econômico global. Já no mercado local, o que colaborou para que a volatilidade se mantivesse elevada foi a crise entre os poderes, a Selic em alta, a inflação acima da meta, o decreto de aumento do IOF e outros.

As tensões nos ambientes global e local reforçam a necessidade de uma gestão dos investimentos de forma prudente e com muito cuidado na alocação dos ativos que compõem as carteiras dos Planos BD e II, justificando uma postura defensiva, priorizando setores mais resilientes e com volatilidade mais baixa em títulos indexados à inflação. O mercado de renda fixa brasileiro, por exemplo, segue oferecendo oportunidades atrativas aos planos, como a compra de títulos públicos.

Diante dos fatos apresentados e visando a implementação de estratégias de defesa, a Diretoria da Capital Prev solicitou à contratada ADITUS a elaboração de estudo de ALM (Asset Liability Management) para dar base à possível realocação de ativos, na intenção de proteger a rentabilidade da carteira alcançada em 2025, que vem superando a meta atuarial.

O estudo comprovou que a migração de segmentos mais sensíveis às oscilações do mercado — como renda variável, fundos multimercados e investimentos no exterior — para segmentos mais conservadores, representa um passo fundamental para garantir a superação constante da meta atuarial no longo prazo.

Considerando que o Plano II (de Contribuição Variável) possui algumas características bem distintas do Plano BD, a consultoria contratada não encontrou relevância em seus estudos que sugerissem alterações da atual carteira.

Importante destacar que a Diretoria da Fundação, apoiada pelo comitê de Investimentos e o Conselho Deliberativo, vem adotando estratégias consideradas assertivas na alocação dos recursos dos planos, uma vez que o resultado dos investimentos supera não só a meta atuarial como também o CDI, e com isso os dois planos encontram-se superavitários até o momento.

A seguir, confira a composição da carteira dos planos administrados pela Capital Prev, por segmento.

TAXA DE JUROS – EMPRÉSTIMO

Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de junho/2025 foram de 1,1331%. Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.   Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.
Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.

Atendimento