Rentabilidade anual dos planos de benefícios em Fevereiro 2020

O quadro abaixo compara a rentabilidade dos planos com a meta atuarial e alguns indicadores de mercado, demonstrando que a FAECES vem apresentando resultados consistentes ao longo do tempo.

O aumento dos casos de COVID-19 na China e o aparecimento do vírus em países da Europa afetaram ainda mais os mercados globais nos meses de janeiro e fevereiro, aumentando consideravelmente a instabilidade. Em função disto, os segmentos de renda variável e multimercados estruturados tiveram rentabilidade negativa. A Fundação conseguiu retornos positivos nos demais segmentos, com destaque para a carteira de FIP’s, com rentabilidade de 6,13% no Plano BD e 11,34% no Plano II – porém, os planos administrados pela Fundação não superaram a meta atuarial.   Já nos períodos de 12 e 24 meses, os planos continuaram superando a meta atuarial.

Apresentamos nos gráficos a composição da carteira dos planos administrados pela FAECES, por segmento.

Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de março/2020 foi de 0,8412% para os contratos assinados a partir de 09/2018 e de 0,7911% para os contratos assinados até 08/2018. Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.

Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.