A rentabilidade das carteiras dos Planos de Benefícios administrados pela FAECES foi positiva em abril. Contudo, no acumulado de 2020, os números permanecem negativos. Há que se considerar, todavia, que seguimos positivos se observarmos o acumulado no longo prazo (tanto nos últimos 12 quanto nos últimos 24 meses).
Conforme já informado anteriormente, existe uma alta volatilidade nos mercados financeiros por todo o mundo, causada pela pandemia do COVID-19. Abaixo é possível comparar a rentabilidade dos nossos planos com a meta atuarial e alguns indicadores de mercado. Os dados demonstram que a Fundação vem apresentando resultados consistentes ao longo do tempo.
Os países estão buscando formas de harmonizar o cuidado com a doença e o retorno da economia. Por aqui, os efeitos da crise ainda afetam os rendimentos. A bolsa de valores brasileira teve uma rentabilidade de 10,25% em abril, mas no acumulado do ano, o IBOVESPA está com rentabilidade negativa de 30,38%. O acompanhamento da carteira é constante, buscando a Diretoria um momento de volatilidade mais aceitável para fazer algum movimento.
A seguir, confira a composição da carteira dos planos administrados pela FAECES, por segmento.
Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de foram de 0,8211% (para os contratos assinados a partir de 09/2018) e de 0,7710% (para os contratos assinados até 08/2018). Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.
Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.