O benefício de um investimento a longo prazo

Todo mundo reconhece que economizar dinheiro e investir são hábitos positivos. No entanto, é preciso reconhecer também que muita gente tem uma grande dificuldade de incorporar esses hábitos de maneira permanente. Investir com regularidade requer disciplina, e o segredo para que você consiga essa mudança é ter um objetivo forte o suficiente.

Nesse sentido, para o período de aposentadoria, por exemplo, não basta somente olhar para frente e imaginar um futuro com tranquilidade financeira. Essa é uma ideia positiva, mas muito vaga. Na verdade, quanto melhor você desenhar o que deseja para o futuro, mais condições terá de se preparar propriamente para ele.

Independentemente da sua idade ou fase de carreira em que você se encontra atualmente, tire um instante para imaginar como você imagina sua vida no momento em que decidir se aposentar. Em que cidade você pretende morar? Como será a sua família? Qual será o estilo de vida que vai levar?

Fazer essas perguntas não significa que sua vida será exatamente como o planejado, mas isso ajuda a gerar motivação para que você se esforce para ter o futuro que deseja. Seus sonhos podem mudar com o tempo, mas o importante é que você esteja preparada para custear aquilo que deseja.

A previdência privada é uma excelente ferramenta para a construção desse sonho, tendo em vista que o investimento visa o longo prazo.

Como já dissemos anteriormente, para os objetivos de curto prazo e imprevistos que podem surgir na vida, o ideal é manter um fundo de emergência. Paralelamente a ele, vem a previdência privada. Com as mudanças previstas pela Reforma da Previdência, esse planejamento ganha ainda mais força.

O investimento em previdência privada é uma forma de você se resguardar e manter seus planos de se aposentar com tranquilidade e conforto. Viver o presente é importante, mas não se pode deixar o futuro à revelia. Ainda que você não consiga economizar grandes quantias hoje, comece com pouco e vá aumentando suas contribuições gradualmente. O melhor é saber que esse dinheiro não vai se perder no tempo, muito pelo contrário: você estará investindo em sua felicidade.

Fonte: Finanças Femininas