Rentabilidade anual dos planos de benefícios em Maio de 2022

A elevada volatilidade no mercado financeiro continua afetando a rentabilidade dos investimentos dos planos de benefícios administrados pela Capital Prev. Os bancos centrais de boa parte do mundo estão aumentando suas taxas de juros para conter a inflação, o que gera instabilidade para os ativos de bolsa, principalmente no mercado brasileiro. A continuidade do conflito entre Rússia e Ucrânia acaba gerando maior instabilidade no preço das commodities, como petróleo, fertilizantes e trigo. Houve algum afrouxamento nos lockdowns na China — porém, a persistente volatilidade dificulta a obtenção de resultados positivos nos investimentos.

As rentabilidades das carteiras de investimentos dos planos previdenciários administrados pela Capital Prev estão positivas. Contudo, as metas atuariais dos planos estão elevadas, em função da inflação medida pelo INPC, que atingiu 4,96% em 2022. No mês, as rentabilidades dos Planos BD e II foram positivas, com o Plano BD superando a meta atuarial. Todos os segmentos tiveram retornos positivos, com exceção do Exterior e Estruturado Participações — que, no ano, está superando as metas.

A seguir, confira a composição da carteira dos planos administrados pela Capital Prev, por segmento.

TAXA DE JUROS – EMPRÉSTIMO

 O Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de maio/2022 foram de 2,3711% (para os contratos assinados a partir de 09/2018) e de 2,3203% (para os contratos assinados até 08/2018).      Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.

Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.