Os resultados do mês de setembro foram muito influenciados pelo mercado externo, principalmente com as dúvidas no mercado norte-americano em relação a sua taxa de juros, o que elevou as taxas dos títulos públicos e fez as bolsas caírem. Devido a aversão ao risco, o investidor estrangeiro retirou dinheiro da bolsa brasileira, fazendo os ativos de renda variável performarem abaixo das expectativas. A elevação das taxas dos títulos públicos americanos fez as taxas dos títulos públicos brasileiros aumentarem e apresentarem retornos negativos.
No mês, os segmentos renda variável, imobiliário e operações com participantes apresentaram rentabilidade positiva no Plano BD. Já no o Plano II, os segmentos de renda fixa e operações com participantes apresentaram resultados positivos, porém os demais segmentos tiveram retornos negativos.
Assim, o Plano BD encerrou setembro com rentabilidade de -0,23%, abaixo da meta de 0,57% e retorno anual de 15,58%, e o Plano II fechou o mês com resultado de 0,67%, acima da meta de 0,45% e retorno anual de 12,44%.
A seguir, apresentamos gráficos com a composição, por segmento, da carteira dos planos BD e II, bem como a relação dos ativos que compõem a carteira de cada plano e seus respectivos valores.
A seguir, confira a composição da carteira dos planos administrados pela Capital Prev, por segmento.
TAXA DE JUROS – EMPRÉSTIMO
Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de SETEMBRO/2023 foi de 0,6500%. Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.
Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.