Em setembro, a rentabilidade do Plano BD foi negativa e a do Plano II foi levemente positiva. Os segmentos Renda Variável, Referenciado e Estruturado – Participações tiveram retornos negativos no mês. Já os demais tiveram resultados positivos, porém, abaixo das metas — com exceção do segmento Operações com Participantes.
Os retornos abaixo das metas atuariais vêm ocorrendo em virtude de alguns fatores desfavoráveis no mercado financeiro, tais como: a elevada meta atuarial, em função da alta da inflação (o INPC acumulado do ano está em 7,21%), acrescida de uma taxa de juros de 5,65% ao ano; um cenário extremamente volátil, agravado pela profunda crise institucional e fiscal, além de acontecimentos negativos em diversos países do mundo; a necessidade do provisionamento do FIP Malbec, que reflete diretamente no resultado dos Planos; a desvalorização do real, que está cada vez mais enfraquecido frente ao dólar; a inflação, que passou a ser assunto global; dentre outros.
Por tudo isso e devido às novas notícias sobre restrições em função da Covid-19 em países desenvolvidos, não temos uma perspectiva de melhora até o final deste ano.
A seguir, confira a composição da carteira dos planos administrados pela FAECES, por segmento.
TAXA DE JUROS – EMPRÉSTIMO
Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de setembro/2021 foram de 1,6766% (para os contratos assinados a partir de 09/2018) e de 1,6261% (para os contratos assinados até 08/2018). Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.
Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.