Rentabilidade anual dos planos de benefícios em Novembro de 2022

Após os resultados das eleições o mercado apresentou sinais positivos, mas que mudaram para negativo com as incertezas. A tramitação da PEC de transição e a indefinição na escolha dos ministros gerou muita instabilidade, afetando tanto a bolsa quanto os títulos públicos brasileiros.

O cenário internacional foi positivo, com a possibilidade de aumento de juros com intensidade menor, mas em um prazo mais longo. Conforme temos informado, a instabilidade e elevação inflacionária mundial têm prejudicado as rentabilidades. Sendo assim, em novembro, ambos os planos performaram com resultados negativos.

O Plano de Benefício Definido obteve retorno de -1,08%, abaixo da meta atuarial de 0,79%. No acumulado do ano, o plano também se encontra com rentabilidade abaixo da meta: 7,72% contra 10,03%.

O Plano de Benefícios II obteve retorno de -0,42%, abaixo da sua meta atuarial, de 0,72%. No acumulado do ano, o plano também se encontra com rentabilidade abaixo da meta: 9,12% contra 9,25%.

A seguir, confira a composição da carteira dos planos administrados pela Capital Prev, por segmento.

TAXA DE JUROS – EMPRÉSTIMO

Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de outubro/2022 foram de 0,6500% (para os contratos assinados a partir de 09/2018) e de 0,6000% (para os contratos assinados até 08/2018).
Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.

Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.