No Brasil, o Ibovespa acumulou em maio uma alta de 3,74%, impulsionado pela proposta do novo arcabouço fiscal encaminhado pelo governo ao Congresso Nacional e pelas perspectivas de redução da inflação. Nos Estados Unidos a possibilidade de estouro do teto de gastos, a manutenção do índice de inflação e a possibilidade de novo aumento da taxa de juros gerou muita instabilidade.
Contudo, mesmo em um contexto macroeconômico ainda instável, os investimentos dos planos previdenciários administrados pela Capital Prev performaram bem e acima das metas atuariais. O recebimento do recurso do FIP Malbec teve grande influência nesse resultado, mas, de qualquer forma, o mês de maio foi muito positivo para diversos segmentos de aplicação — todos tiveram rentabilidade positiva, com exceção do Exterior. E no acumulado do ano, todos também estão com rentabilidade positiva.
O plano de Benefício Definido, cuja a meta do mês foi de 0,82%, apresentou resultado de 8,10% e acumulado de 13,18%. O plano II, cuja a meta do mês foi de 0,70%, performou com rentabilidade positiva de 4,42% e acumulada de 8,95%.
A seguir, confira a composição da carteira dos planos administrados pela Capital Prev, por segmento.
TAXA DE JUROS – EMPRÉSTIMO
Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de maio/2023 foram de 1,2942% (para os contratos assinados a partir de 09/2018) e de 1,2438% (para os contratos assinados até 08/2018). Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.
Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.