Os planos previdenciários administrados pela Capital Prev apresentaram rentabilidades positivas e acima das metas atuariais em junho — mês que foi novamente muito positivo para diversos segmentos em função da expectativa de início da redução da taxa de juros brasileira, já em agosto. Com isso, as taxas dos títulos públicos foram reduzidas e os ativos de renda variável apresentaram excelentes retornos.
Todos os segmentos tiveram rentabilidade positiva, com exceção dos segmentos de investimentos no exterior e multimercado. Os Bancos Centrais da Europa, Inglaterra e Canadá aumentaram as taxas de juros, pois a inflação ainda está elevada. Já o Banco Central Americano manteve a taxa, mas a dúvida é se haverá novos aumentos ou continuidade da manutenção — tudo dependerá dos dados econômicos e da inflação. Esse cenário gerou volatilidade no mercado internacional, após os cinco primeiros meses do ano terem sido positivos.
O Plano de Benefício Definido apresentou rentabilidade de 1,93% no mês, frente a meta de 0,36%, e com retorno acumulado de 15,36% no ano. O Plano II, cuja a meta do mês foi de 0,24%, performou com rentabilidade positiva de 1,57% e acumulada de 10,67%.
A seguir, confira a composição da carteira dos planos administrados pela Capital Prev, por segmento.
TAXA DE JUROS – EMPRÉSTIMO
Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de junho/2023 foram de 1,1834% (para os contratos assinados a partir de 09/2018) e de 1,1332% (para os contratos assinados até 08/2018). Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.
Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.