O quadro abaixo compara a rentabilidade dos planos com a meta atuarial e alguns indicadores de mercado, demonstrando que a FAECES vem apresentando resultados consistentes ao longo do tempo.
Devido a inflação de dezembro ter sido muito elevada (1,22%), as metas também ficaram muito elevadas (1,68% no Plano BD e 1,57% no Plano II). Além disso, o surto do coronavírus paralisou boa parte da China e afetou os mercados globais, gerando grande instabilidade. Apesar da Fundação ter conseguido um ótimo retorno na renda variável (1,30% no Plano BD e 1,38% no Plano II), todos os segmentos, com exceção do imobiliário, tiveram rentabilidade abaixo da meta. Os segmentos referenciado e estruturado sofreram um pouco mais com essa instabilidade.
Apresentamos nos gráficos a composição da carteira dos planos administrados pela FAECES, por segmento.
Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de fevereiro/2020 foram de 1,8779% para os contratos assinados a partir de 09/2018 e de 1,8273% para os contratos assinados até 08/2018. A elevação dos encargos foi decorrente do aumento da inflação (INPC de dez/2019 igual a 1,22%). Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.
Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.