Rentabilidade anual dos planos de benefícios em Fevereiro de 2023

O mês de fevereiro foi novamente muito volátil, com a bolsa brasileira apresentando rendimento negativo de 7,49%. Com o início da discussão sobre o arcabouço fiscal, as taxas dos títulos públicos cederam um pouco, o que beneficiou o Plano de Benefício Definido (BD), mas não o suficiente para apresentar um retorno acima da meta. O mercado externo, com o aumento das tensões entre Estados Unidos, Rússia e China, e os aumentos das taxas de juros, também apresentou elevada volatilidade, encerrando o mês no negativo.

Dessa forma, apesar de obterem rentabilidades positivas em fevereiro, os investimentos dos planos de benefícios previdenciários administrados pela Capital Prev não superaram as metas atuariais. O Plano BD apresentou resultado de 0,06%, abaixo da meta de 1,24% estabelecida para o mês. No ano, a rentabilidade acumulada do Plano BD ficou em 0,80%. Já o Plano de Benefícios II obteve uma performance de 0,82%, abaixo da meta de 1,12%, e acumula 2,11% no ano.

A seguir, confira a composição da carteira dos planos administrados pela Capital Prev, por segmento.

TAXA DE JUROS – EMPRÉSTIMO

Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de fevereiro/2023 foram de 1,3445% (para os contratos assinados a partir de 09/2018) e de 1,2941% (para os contratos assinados até 08/2018).

Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.

Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.