Rentabilidade anual dos planos de benefícios em Dezembro de 2024

Em dezembro, o Plano de Benefício Definido apresentou rentabilidade de -0,76%, índice abaixo da meta atuarial de 0,94%, enquanto o Plano de Benefícios II — cuja meta foi de 0,83% — obteve retorno de 0,28%. No acumulado de 12 meses, o Plano BD somou rentabilidade de 2,92%, contra a meta de 10,65%, e o Plano II 9,04% — índice que quase atingiu a meta de 9,17%.

2024 foi um ano muito volátil e desafiador. O dólar se fortaleceu ante o real, a expectativa de que a taxa de juros americana se mantivesse alta por mais tempo, incertezas quanto aos ajustes fiscais e a forte elevação da taxa de juros influenciaram na elevação das taxas dos títulos públicos brasileiros e o retorno negativo do índice da bolsa brasileira (Ibovespa). Tanto que o único segmento que apresentou retorno negativo nos dois planos foi a renda variável.

No Plano II, os títulos públicos representam 14% da carteira, mas estão todos na categoria “títulos mantidos até o vencimento” que possuem rentabilidade constante conforme a taxa contratada.

Já no Plano BD, os títulos públicos representam 60% da sua carteira e estão divididos em duas categorias:  35% em “títulos mantidos até o vencimento”, que possuem rentabilidade constante conforme a taxa contratada; e 25% em “títulos para negociação”, os quais foram diretamente impactados pelo contexto descrito acima. É importante reforçar que, apesar da volatilidade, esses títulos possuem taxas acima da meta atuarial do Plano BD, ou seja, em seus vencimentos os retornos serão aqueles da taxa contratada. Lembramos que em 2023 os títulos na categoria “títulos para negociação” renderam mais de 18%. Em 2024 esse retorno foi de -7,94%.

Não houve alteração abrupta das carteiras. Com base nos estudos de alocação, foram comprados mais títulos públicos na categoria “títulos mantidos até o vencimento” e reduzida a aplicação nos segmentos de renda variável e multimercados, a fim de reduzir os efeitos da volatilidade do mercado.

A seguir, confira a composição da carteira dos planos administrados pela Capital Prev, por segmento.

TAXA DE JUROS – EMPRÉSTIMO

Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de dezembro/2024 foram de 1,2640%.  Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.

Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.

Autorização Médica