Em complementação ao Balanço Patrimonial Consolidado divulgado trimestralmente no jornal Faeces e Você, a FAECES divulga mensalmente a rentabilidade do Plano de Benefício Definido e do Plano de Benefícios II.
A seguir, confira a rentabilidade dos planos de benefícios acumulada no ano de 2018, até dezembro:
Os planos de Benefício Definido e PlanoII (cv) administrados pela FAECES rentabilizaram, em 2018, 12,36% e 10,39%, respectivamente. Números muito representativos quando comparados ao segmento de Previdência Complementar Fechada, atendidos pela empresa de consultoria ADITUS, onde 53% dos planos de BD e 57% dos planos de CV não conseguiram superar a meta atuarial. A rentabilidade mediana no ano de 2018 dos planos BD’s foi de 9,30% e dos planos CV’s de 8,02%.
Todos os segmentos de investimentos dos planos administrados pela FAECES tiveram rentabilidade positiva no ano, com destaque para as carteiras de renda variável e participações do Plano BD e renda variável e referenciados no Plano II.
O resultado do ano demonstrou que as avaliações da carteira e as movimentações realizadas durante o ano foram positivas, principalmente num cenário extremamente volátil e de grandes incertezas com greve dos caminhoneiros, eleições presidenciais no Brasil e guerra comercial entre Estados Unidos e China, para listar os mais notórios.
O pagamento de dividendos dos fundos do segmento estruturados, as reavaliações dos fundos de investimento em participações Florestal e infraestrutura, assim como o alongamento no vencimento dos títulos públicos existentes na carteira dos planos e a aquisição de novos títulos, também foram fundamentais para que o resultado dos investimentos superasse a meta atuarial dos planos em 2018.
Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês (desde abril de 2017), clique aqui.