Envelhecer sem recursos assusta mais que a morte

Pesquisas recentes mostram índices assustadores na forma como as pessoas se preocupam com a possibilidade de envelhecer sem os devidos recursos financeiros.

Os estudos indicam uma preocupação crescente entre os que estão na meia-idade — na faixa dos 40 anos — e ainda não se planejaram para garantir reservas que permitam um envelhecimento tranquilo.

Um levantamento realizado pela Wells Fargo Institutional Retirement de Charlotte (EUA), por exemplo, constatou que 22% de seus clientes que tem entre 40 e 50 anos “preferem morrer mais cedo, caso não tenham dinheiro para viver confortavelmente na aposentadoria”. Em outro estudo da seguradora Allianz, 77% das pessoas com 40 anos disseram que temiam durar mais que seu dinheiro na aposentadoria. Entre os casados, com filhos, o índice atinge 82%.

Na opinião do professor de Harvard Michael Norton, estudioso do assunto, esse medo pode serr agravado quando os pais se sentem fracassados ao não conseguir deixar uma herança para os filhos – e/ou de se tornarem um fardo financeiro para eles. Um alto índice dessas pessoas considera qualquer uma dessas situações muito pior do que a morte.

Clique aqui e continue a leitura da matéria.

Fonte: Valor