Em complementação ao Balanço Patrimonial Consolidado divulgado trimestralmente no jornal
Faeces e Você, a FAECES divulga mensalmente a rentabilidade do Plano de Benefício Definido e do Plano de Benefícios II.
A seguir, confira a rentabilidade dos planos de benefícios acumulada no ano de 2018, até
novembro:
Os dois planos de benefício tiveram rentabilidade positiva no mês. Como pode ser observado
no gráfico acima, os dois planos estão superando a meta no ano. O déficit acumulado do Plano BD está em aproximadamente R$ 12 milhões, redução de R$ 2,5 milhões em relação ao fechamento de 2017. O Plano II encontra-se equilibrado atuarialmente.
Todos os segmentos tiveram rentabilidade positiva no mês, com destaque novamente para os referenciados e para a renda variável.No acumulado do ano os segmentos que estão apresentando melhor rentabilidade são os de renda fixa, renda variável e participações.
É importante lembrar que o benefício de aposentadoria do Plano de Benefício Definido (Plano BD) equivale à diferença entre 78% da média dos 12 últimos salários de participação corrigidos pelo INPC e o benefício hipotético do INSS. O seu valor independe da rentabilidade do plano.
Já no Plano de Benefícios II (Plano II), o benefício de aposentadoria é calculado com base no Saldo de Conta constituído por suas contribuições básicas e adicionais, valores portados e contribuições normais do patrocinador, atualizado pela rentabilidade do plano.
Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês (desde abril de 2017), clique aqui.