Diferente do mês de maio, onde apenas o segmento de renda fixa fechou no positivo, no mês de junho os segmentos de renda fixa, estruturados multimercado, estruturados participações, operações com participantes e imobiliário fecharam no positivo.
Os segmentos que ainda tiveram rentabilidade negativa foram a renda variável e os referenciados. Importante ressaltar que apesar de estarem negativos, a rentabilidade foi superior aos indicadores de referência, como o IBOVESPA , IMA-B (todos os títulos indexados ao IPCA) e o IMA-B 5+ (títulos com vencimento superior a 5 anos).
Apesar da melhora em relação ao mês de maio, a rentabilidade mensal da carteira do Plano BD fechou em 0,21% e a do Plano II fechou em -0,05%, inferiores a meta do mês (0,89%). Dessa forma, os dois planos encontram-se abaixo da meta atuarial desse ano.
Essas rentabilidades são reflexos ainda da instabilidade e alta volatilidade nos mercados interno e externo, assim como os cenários apresentados neste momento em relação as eleições que ocorrerão em outubro no Brasil.
Confira abaixo a rentabilidade dos planos de benefícios acumulada até junho de 2018.
Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês (desde abril de 2017), clique aqui.