Rentabilidade anual dos planos de benefícios em maio de 2025

Em maio, as rentabilidades dos investimentos dos Planos de Benefício Definido e II superaram as suas respectivas metas atuariais mesmo em um cenário de volatilidade elevada no mercado financeiro, em função da gestão Trump, de conflitos entre países e, no Brasil, da crise institucional, fraude no INSS e inflação em alta. Ainda assim, o mercado de renda fixa brasileiro seguiu oferecendo oportunidades atrativas aos planos de benefícios, como a compra de títulos longos a taxas expressivas.

No mês, o Plano BD obteve retorno líquido de 0,92%, acima da meta de 0,78%, enquanto o Plano II conseguiu 0,94%, índice também superior à meta de 0,69%. No ano, a rentabilidade líquida dos Planos BD e II ficaram em 5,83% e 5,72% respectivamente — percentuais igualmente superiores suas às metas de 5,06% e 4,62%.

Importante destacar que a Diretoria da Fundação, apoiada pelo comitê de Investimentos e o Conselho Deliberativo, adotou estratégias assertivas na alocação dos recursos dos planos, uma vez que o resultado dos investimentos superou não só as metas atuariais como também o CDI. Com isso, os dois planos encontraram-se superavitários até o momento.

 

A seguir, confira a composição da carteira dos planos administrados pela Capital Prev, por segmento.

TAXA DE JUROS – EMPRÉSTIMO

Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de maio/2025 foram de 1,1633%.  Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.

Atendimento