Em janeiro, os planos previdenciários administrados pela Capital Prev apresentaram as seguintes performances: Plano de Benefício Definido com rentabilidade -0,30%, frente à meta de 1,04%; e Plano II, cuja a meta foi de 0,92%, com rentabilidade de 0,71%.
O segmento exterior superou a meta em ambos os planos e renda fixa e estruturados superaram a meta no Plano II. Os demais segmentos apresentaram rentabilidades abaixo das metas atuariais.
No mês, as preocupações com as contas do governo pesaram no mercado, devido ao déficit do ano de 2023. As taxas dos títulos públicos brasileiros abriram, fazendo as NTNBs apresentarem retornos negativos. O corte da Selic em 0,50% ocorreu conforme esperado. Com esse cenário mais avesso ao risco, a bolsa brasileira foi impactada, fechando o mês também com retornos negativos.
O contexto internacional também influenciou nosso mercado, com saída de recursos estrangeiros da bolsa brasileira. A escalada do conflito no Oriente Médio, a manutenção da taxa de juros norte-americana e a liquidação da gigante do mercado imobiliário chinês influenciaram negativamente esse mês de janeiro.
A seguir, confira a composição da carteira dos planos administrados pela Capital Prev, por segmento.
TAXA DE JUROS – EMPRÉSTIMO
Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de janeiro/2024 foram de 0,7506%. Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.
Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.