Rentabilidade anual dos planos de benefícios em Março de 2023

Em março, a apresentação do arcabouço fiscal apresentado pelo governo brasileiro diminuiu um pouco as incertezas no cenário macroeconômico nacional. Mas, o questionamento a respeito da taxa de juros trouxe instabilidade — refletida na bolsa brasileira, que teve novamente rendimento negativo (agora, de 2,91%).

No mercado externo, a quebra do Silicon Vale Bank elevou a discussão quanto ao ajuste taxa de juros americana, que subiu 0,25% — abaixo do esperado e com expectativa de manutenção nas próximas reuniões. Os Bancos Centrais da Zona do Euro, do Canadá e outros continuaram aumentando os juros. No período, volatilidade continuou sendo a palavra de ordem.

Mesmo assim, as rentabilidades dos planos previdenciários administrados pela Capital Prev foram positivas e superaram as metas atuariais: o Plano BD apresentou resultado de 2,15%, acima da meta de 1,11%; já o Plano II teve um retorno de 1,29%, contra a meta de 0,99%. Todos os segmentos tiveram rentabilidade positiva, com exceção da renda variável. Destaque para investimentos no exterior, renda fixa e investimentos estruturados/participações.

A seguir, confira a composição da carteira dos planos administrados pela Capital Prev, por segmento.

TAXA DE JUROS – EMPRÉSTIMO

Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de março/2023 foram de 1,1130% (para os contratos assinados a partir de 09/2018) e de 1,0628% (para os contratos assinados até 08/2018).

Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.

Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.