Para se adequar às práticas do mercado de previdência complementar — em relação à cobrança de taxa de administração e/ou carregamento dos planos de benefícios previdenciários —, a Capital Prev contratou estudos atuariais específicos para avaliação e definição dos percentuais mais adequados para adoção pela Fundação, a partir de abril de 2023.
Os referidos estudos apontaram para a necessidade de segregação de taxa de administração e de carregamento — que, até o mês de março do corrente ano, eram cobradas “a título de taxa de administração”, juntamente com a contribuição previdenciária no Plano de Benefício Definido e separadamente no Plano de Benefícios II. Desta forma, a partir de abril de 2023, o Plano de Custeio dos planos previdenciários administrados pela Capital Prev apresentará taxa de carregamento e taxa de administração para os dois planos, conforme discriminado a seguir.
- Plano de Benefício Definido
Não haverá alteração no percentual de contribuições para 2023. Ou seja, as taxas aplicadas para participantes, assistidos e patrocinadores em 2022 foram mantidas.
Porém, em função do Déficit Conjuntural do exercício de 2021, a partir de abril de 2023 será implementada mais uma contribuição extraordinária: de 3,03% sobre o valor do salário de participação dos empregados e de 4,34% sobre o valor do benefício pago pela Fundação aos aposentados e pensionistas.
- Plano de Benefícios II
Não haverá alterações nos percentuais de contribuições previdenciárias de participantes e patrocinadores.
Já em relação às contribuições de risco, ocorreu uma redução no percentual, de 0,15% para 0,12%.
Sobre a taxa de administração, a principal mudança ocorrida está relacionada à base utilizada — que, até março, era em percentual do salário de participação e, a partir de abril, passará a ser do valor da contribuição. Com esta modificação, a maioria dos participantes terá redução no valor da contribuição administrativa e alguns poucos terão um pequeno acréscimo.
Os detalhes das cobranças de contribuições previdenciárias, administrativa, de risco e carregamento dos planos administrados pela Capital Prev encontram-se na Demonstração Atuarial (DA), disponível aqui.