Em janeiro, a volatilidade do mercado financeiro permaneceu alta.
No Brasil, as manifestações de 08/01/2023, a sinalização ambígua sobre a diretriz econômica do novo governo e a indefinição sobre o novo regime fiscal, dentre outros fatores, fizeram com que as taxas das NTN-B subissem.
O exterior foi positivo em função da expectativa de reavaliação da trajetória da inflação e, por consequência,da possível redução da taxa de juros dos Estados Unidos nos próximos meses. Além disso, a reabertura da China também gerou uma perspectiva otimista sobre a recuperação econômica, pois o impacto global poderá ser sentido no aumento das commodities. Um cenário que colaborou para que o Ibovespa fechasse positivo no mês.
Com isso, o Plano de Benefício Definido apresentou resultado de 0,75%, abaixo da meta atuarial de 0,93%. Já o Plano II teve retorno de 1,28%, acima da meta de 0,81% estabelecida para o período.
A seguir, confira a composição da carteira dos planos administrados pela Capital Prev, por segmento.
TAXA DE JUROS – EMPRÉSTIMO
Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de janeiro/2023 foram de 1,0325% (para os contratos assinados a partir de 09/2018) e de 0,9823% (para os contratos assinados até 08/2018).
Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.
Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.