Em março, o Plano de Benefício Definido apresentou rentabilidade de 1,04%, acima da meta de 0,65%. O Plano II obteve rentabilidade de 1,31%, também superior à sua meta de 0,53%. Considerando os últimos 12 meses, os resultados são excelentes: Plano BD com 18,66%, frente a meta de 9,27%; e Plano II com 16,42%, mais que o dobro da meta de 7,74%.
No mês, todos os segmentos apresentaram retornos positivos. Com exceção da renda fixa no Plano BD, em função da abertura das taxas dos títulos públicos, todos os segmentos superaram as metas em ambos os planos.
Devido às incertezas sobre os juros americanos e ruídos políticos locais, a Bolsa brasileira vem perdendo recursos dos investidores do exterior, sendo que estes já sacaram mais de R$ 21 bilhões esse ano. Essa movimentação ocorre após um forte movimento de otimismo no final de 2023: no último trimestre do ano passado, o saldo de investimento estrangeiro na B3 foi de R$ 45 bilhões, o que levou o Ibovespa ao seu recorde histórico. Apesar dessa volatilidade, a carteira de renda variável está conseguindo ficar positiva. Essa aversão a risco influenciou também as taxas dos títulos públicos, fazendo com que elas abrissem, o que influencia os ativos dos planos previdenciários.
A seguir, confira a composição da carteira dos planos administrados pela Capital Prev, por segmento.
TAXA DE JUROS – EMPRÉSTIMO
Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de março/2024 foram de 1,2237%. Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.
Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.