Rentabilidade anual dos planos de benefícios em Agosto de 2022

A volatilidade e instabilidade nos mercados local e internacional continua, com inflação e elevação das taxas de juros nos Estados Unidos e em boa parte do mundo, além do conflito entre Rússia x Ucrânia e China x Taiwan.   No Brasil, a crise institucional e risco fiscal são pontos de preocupação do mercado — mas a inflação tem apresentado redução, apesar de ainda estar elevada no acumulado anual. A expectativa quanto à manutenção ou elevação residual da taxa de juros brasileira ainda é fator de stress. Todos esses fatores têm contribuído para que, no ano, os ativos que compõem as carteiras de investimentos dos planos fiquem prejudicados em termos de rentabilidade.

O Plano de Benefício Definido performou com resultado positivo de 1,90% no mês, acima da meta atuarial de 0,10% para o período. Todavia, o resultado não foi suficiente para o atingimento da meta acumulada no ano: os retornos dos investimentos do Plano somam 6,38% até o momento, abaixo da meta de 8,12%. Já o Plano II também teve resultado positivo de 1,09% no mês, mas no acumulado do ano encontra-se com rentabilidade de 0,16% acima da meta atuarial estabelecida.

A seguir, confira a composição da carteira dos planos administrados pela Capital Prev, por segmento.

TAXA DE JUROS – EMPRÉSTIMO

 Os encargos cobrados no segmento de empréstimos a participantes no mês de agosto/2022 foram de 1,2740% (para os contratos assinados a partir de 09/2018) e de 1,2237% (para os contratos assinados até 08/2018).       Clique aqui para consultar os encargos nos meses anteriores.

Para acompanhar o histórico das rentabilidades, mês a mês, clique aqui.