Política de Investimentos do Plano BD para 2022

A Política de Investimentos do Plano BD foi atualizada, como determina a legislação, e uma das principais alterações foi a revisão do estudo de macroalocação dos recursos, com vistas à manutenção de uma carteira que proporcione retornos compatíveis com a meta atuarial e simultaneamente minimize a probabilidade de déficit atuarial no exercício de 2022.

Para tanto, a Fundação considerou as classes de ativos elegíveis, bem como dados adicionais de liquidez, risco de mercado, risco de crédito e horizonte de investimentos. Não obstante, foram respeitados os limites de cada classe de ativos, dadas as restrições legais e demais parâmetros considerados no modelo.

Desta forma, definiu-se a carteira de investimentos mais adequada ao passivo do plano, mitigando-se o risco de descasamento de fluxos entre ativos e passivos

Além disso, foram definidas também as expectativas de rentabilidade do plano e dos seus segmentos de aplicação ao longo do ano — retorno este que pode apresentar menor volatilidade e maior aderência aos objetivos do plano.

É importante que o participante tenha ciência desses dados para o devido acompanhamento da gestão e para que possa compreender melhor as estratégias da FAECES para a manutenção do equilíbrio do Plano BD. Para saber mais, clique aqui e confira a íntegra da Política de Investimentos 2022 do Plano de Benefício Definido.