Novembro Azul: contra o câncer de próstata o preconceito não pode ter vez!

Anualmente, o mês de novembro transforma-se num período de conscientização em todo o país quanto à saúde do homem — que comumente deixa os cuidados pessoais de lado e, posteriormente, descobre doenças em estágio avançado, como o câncer de próstata.

O preconceito e a desinformação são os principais fatores que colaboram para essa cultura da “masculinidade imbatível”, que influencia muitos indivíduos a negligenciarem sua saúde. Porém, é preciso ter cuidado redobrado conforme o tempo passa: a recomendação é consultar um médico urologista regularmente a partir dos 50 anos (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), mesmo na ausência de sintomas.

O câncer de próstata tem prevenção e cura

Apesar de ser uma doença grave, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 90% dos casos de câncer de próstata são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente por meio de exames como o toque retal e o PSA.

Para isso, informação é fundamental. Portanto, recomendamos que você clique aqui e consulte o Portal da Urologia, onde pode encontrar materiais a respeito do reconhecimento de sintomas e dicas de prevenção às enfermidades que normalmente são negligenciadas pelos homens. Siga também a página @novembroazuloficial no Instagram, com postagens frequentes sobre cuidados com a saúde do homem, necessários o ano inteiro!